Na última semana, agentes comunitárias de saúde estiveram nas comunidades para conscientização dos moradores sobre a Campanha contra o Mosquito Borrachudo. Por isso, as equipes de saúde realizaram visitas e distribuíram material informativo em diversas localidades do Município, as mais vulneráveis neste sentido.
Nas próximas semanas será aplicado inseticida biológico para eliminação das larvas. O inseto se reproduz em folhas, galhos ou pedras em locais próximos de água corrente e limpa. O mosquito pode ser combatido através de ações de limpeza nas margens de rios e córregos, principalmente, com a população ciente de como ele se reproduz.
"Esperamos mais adesão da população nesta ação, porque somente com esforço coletivo, poderemos combater este mosquito, que é nocivo para a saúde. A proliferação dele, nada mais é do que reflexo de nossas ações no meio ambiente. Portanto, a solução mais eficaz é a conscientização" disse o secretário de agricultura e meio ambiente, Edson Brognara.
As ações de conscientização e combate ao borrachudo estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global da ONU, do qual o Município de Gravatal é signatário desde janeiro de 2021. Trata-se de um plano de ação global com metas institucionais, econômicas, sociais e ambientais.
Nesta campanha, a proposta é combater doenças transmitidas pela água proporcionando saúde e bem estar para a população (ODS 3), proteger e restaurar ecossistemas relacionados com a água (ODS 6), além de promover a gestão sustentável da vida terrestre (ODS 15).
Por Potira Souto - Jornalista
Comunicação Social/PMG









- Campanha contra o Borrachudo II.jpeg
- Campanha contra o Borrachudo VII.jpeg
- Campanha contra o Borrachudo IV.jpeg
- Campanha contra o Borrachudo III.jpeg
- Campanha contra o Borrachudo V.jpeg
- Campanha contra o Borrachudo VIII.jpeg
- Campanha contra o Borrachudo I.jpeg
- Campanha contra o Borrachudo IX.jpeg
- Campanha contra o Borrachudo VI.jpeg