O Município de Gravatal tornou-se membro signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas através do envio Ofício Nº 01/2021 no dia 01 de janeiro de 2021, o primeiro emitido pela gestão 2021/2024, ao Secretário Geral da ONU António Guterres.
No dia 21 de janeiro de 2021, o pedido foi aceito e Gravatal passou a fazer parte da Rede Brasil do Pacto Global. Em junho, o prefeito Clei Rodrigues institucionalizou os 10 princípios do Pacto Global e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas com a assinatura do Decreto Nº 50/2021. Na ocasião, todos os Secretários Municipais firmaram o documento em apoio ao mesmo.
Em julho de 2021, foi criada a Comissão Municipal para a implementação dos ODS. São dez membros entre titulares e suplentes nomeados através da Portaria 359/2021.
Membros da Comissão:
Presidente: Potira da Silveira Souto
Vice-Presidente: Ana Wiggers
Coordenador de Diagnóstico: Evandro Iung
Suplente: Alexsandro Magaroto de Oliveira
Coordenador de Indicadores: Nilson Ribeiro Fernandes
Suplente: Joelma Fernandes Ferreira
Coordenador de Relatório: Potira da Silveira Souto
Suplente: Genis Joplin Martins Vicente
Coordenador de Engajamento: Jader Salazar Cardoso
Suplente: Thiago Deodato Pereira
De setembro e outubro, a Comissão deve realizar reuniões na Prefeitura Municipal de Gravatal voltadas para o estudo e planejamento da implementação dos ODS alinhados às ações estratégicas e de governança.
• Conheça os 10 Princípios do Pacto Global da ONU.
• Conheça os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.
Por Potira Souto - Jornalista
Comunicação Social/PMG