Nesta quarta e quinta-feira, 16 e 17 de abril, a Prefeitura de Gravatal, por meio da Vigilância em Saúde, realiza uma blitz educativa em frente à Secretaria de Saúde, localizada na Rua Engenheiro Annes Gualberto, 297, no Centro. A ação acontece das 7h30 às 13h30 e faz parte da campanha Gravatal contra a Dengue.
Durante a atividade, motoristas e pedestres recebem materiais informativos e orientações das equipes de saúde sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti nas residências. A população tem se mostrado receptiva à abordagem.
"Acreditamos que, dessa forma, a informação vai chegar às casas e estaremos evitando a reprodução do mosquito. É essencial alertar a população agora, pois Gravatal tem menos focos do que os municípios vizinhos", destaca a secretária de Saúde, Cristini Ferreira.
Neste ano, o município já identificou 07 (sete) focos do mosquito nos bairros Termas, Tiradentes e Pouso Alto. De janeiro até 17 de abril, 19 pacientes com suspeita de dengue foram notificados. Nesse período, dois casos foram confirmados, ambos importados, e nenhum óbito foi registrado. Atualmente, o município monitora dois casos suspeitos.
Sobre a dengue
A dengue é uma doença grave e pode matar. Em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo e articulações ou manchas vermelhas na pele, procure atendimento médico imediatamente.
Saúde e bem-estar
A blitz educativa está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 3 da ONU, que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos. Gravatal é signatário do Pacto Global desde 2021 e integra esforços para eliminar doenças tropicais negligenciadas até 2030.
Previna-se: 8 ações simples para combater a dengue
1- Encha os pratos de vasos de plantas com areia até a borda.
2- Guarde garrafas sempre viradas para baixo.
3- Mantenha a caixa d’água bem tampada.
4- Limpe calhas e remova folhas e galhos.
5- Descarte objetos que acumulam água.
6- Embale bem o lixo e mantenha a lixeira fechada.
7- Evite acúmulo de água da chuva sobre lajes.
8- Entregue pneus usados ao serviço de limpeza urbana ou mantenha-os cobertos.
Denúncias
Para comunicar locais com suspeita de focos do mosquito, entre em contato com a Vigilância em Saúde pelo telefone (48) 3642-2144, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
Por Potira Souto – Jornalista
Comunicação Social/PMG

