Sr. Sílvio Zappelini
(Transcrito do original)
Exmo Sr. Dr. Juiz de Direito
Exmo Sr. Deputado Waldemar Salles, Digno representante do Governador Celso Ramos
Exmo Sr. Prefeito Municipal de Tubarão
Exmas Autoridades Civis, Eclesiásticas e Funcionários da Justiça Eleitoral
Meus Senhores e Minhas Senhoras:
Dizem os técnicos que o município é a célula da nação. Desenvolvendo e enriquecendo os municípios, automaticamente, desenvolve-se a nação.
Este conceito, tão bem defendido pela Associação Brasileira dos Municípios, vem criando corpo e merecendo a atenção especial dos governantes.
Tornou-se ponto firmado e, a prática demonstrou, que esta assertiva, foi a causa de imensos benefícios à pátria brasileira.
Os auxílios federais e, muito em breve os estaduais, para o desenvolvimento destas células, vieram demonstrar a compreensão de que o Brasil só poderá sair do subdesenvolvimento, se forem vitalizadas todas as suas células, isto é, todos os municípios, de uma maneira tal, que às condições de vida, melhoria de padrão, seja comum a todos os brasileiros.
Gravatal, populoso distrito do Município de Tubarão, porém parco em rendas, também desejou, um dia, tornar-se município. Nosso povo, também aspira tornar-se uma comuna próspera e progressiva, a par de outras unidades catarinenses.
Se este foi nosso desejo, hoje, tronou-se realidade: Gravatal é município. Vamos nos tornar independente. Vamos ocupar, dentro da nação, o lugar que nos compete.
Nosso povo, laborioso e bom, mercê de Deus, será por Ele ajudado, para que a abastança e o progresso cheguem até nós.
São grandes os planos. Grandes são nossos desejos e grande será a nossa vitória.
É, pois, com grande satisfação, que hoje vemos nosso município instalado e cremos no venturoso futuro que, por certo, nos advirá.
Em nome da comunidade gravatalense, convido a todos a saudarmos o nosso novo município.
SALVE O MUNICÍPIO DE GRAVATAL!
(Disse)
Gravatal, 29 de dezembro de 1961.
Sílvio Zappelini
Prefeito Provisório